Vinte anos atrás, a World Wide Web se tornava pública
Vinte anos de um livre, web aberta
Em 30 de abril de 1993 CERN publicou uma declaração que fez a tecnologia World Wide Web disponível em uma base livre de royalties, permitindo que a web a prosperar
Em 30 de abril de 1993 CERN publicou uma declaração que fez World Wide Web ("W3", ou simplesmente "a web"), tecnologia disponível em uma base livre de royalties. Ao tornar o software necessário para executar um servidor web livremente disponível, juntamente com um navegador básico e uma biblioteca de código, a web foi autorizado a florescer.
Físico britânico Tim Berners-Lee inventou a web no CERN em 1989. O projeto, que Berners-Lee chamado "World Wide Web", foi originalmente concebido e desenvolvido para atender a demanda de troca de informações entre os físicos em universidades e institutos de todo o mundo.
Outros sistemas de recuperação de informação que utilizaram a internet - como o WAIS e Gopher - estavam disponíveis na época, mas a simplicidade da web junto com o fato de que a tecnologia era royalty free levou à sua adopção e desenvolvimento rápido.
"Não há nenhum setor da sociedade que não tenha sido transformada pela invenção, em um laboratório de física, da web", diz Rolf Heuer, diretor-geral do CERN. "A partir de pesquisas de negócios e educação, a web tem sido remodelar a nossa forma de comunicar, trabalhar, inovar e viver. A web é um poderoso exemplo do caminho que os benefícios da investigação básica da humanidade ".
O primeiro site do CERN - e no mundo - foi dedicado ao projeto em si World Wide Web e foi hospedado no computador NeXT de Berners-Lee. O site descreve as características básicas da web, como acessar documentos de outras pessoas e como configurar seu próprio servidor. Embora a máquina NeXT - o servidor web originais - ainda está no CERN, infelizmente, primeiro site do mundo não é mais on-line em seu endereço original.
Para marcar o aniversário da publicação do documento que fez a tecnologia web livre para uso de todos, o CERN está iniciando um projeto para restaurar o primeiro site e preservar os ativos digitais que estão associados com o nascimento da web. Para saber mais sobre o projeto eo primeiro website, visite https://first-website.web.cern.ch
Info.cern.ch - primeiro site do mundo
Físico britânico Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web no CERN em 1989. Para documentar o projeto que ele criou o primeiro site do mundo, info.cern.ch
O nascimento da web
Em março de 1989, o físico britânico Tim Berners-Lee escreveu uma proposta para desenvolver um sistema de informação distribuído para os físicos do CERN e engenheiros. Ele descreveu uma forma de gerenciar informações sobre os aceleradores e experimentos em laboratório, utilizando um sistema de documentos interligados e acessíveis através da internet. Seu supervisor, Mike Sendall, escreveu "vago, mas empolgante" na capa da proposta, e, com essas palavras, deu luz verde a uma revolução da informação.
Berners-Lee viu a estrutura de trabalho do CERN como um "web", cujas interconexões evoluir com o tempo. Grandes projetos colaborativos no CERN, como o Large Electron-Positron Collider (LEP), antecessor do Large Hadron Collider (LHC) - grandes quantidades criadas de informação que precisava para ser acessível a um grande número de pessoas. O que era necessário, escreveu Berners-Lee, era "um conjunto de informações que possam crescer e evoluir com a organização e os projetos que ela descreve".
A internet eo hipertexto
Em 1989, a internet já era um maduro conjunto de protocolos que os dados habilitados a serem transferidos entre e dentro de diferentes redes em pequenos "pacotes". A internet foi usada como base para usos, tais como e-mail e sistemas de transferência de arquivo como o Gopher então popular.
A comunidade de entusiastas estava compartilhando idéias sobre como criar sistemas de "hipertexto" que contou com links entre documentos. HyperCard para o Apple Macintosh foi um dos primeiros exemplos popular de um sistema de trabalho que contou com as ligações de hipertexto entre "cartões".
Com WorldWideWeb, Berners-Lee usou a internet para criar um sistema de rede de hipertexto que permitia físicos do CERN para ler e publicar documentos e criar ligações entre e dentro deles.
A equipe WWW
Sistemas engenheiro belga Robert Cailliau aderiram ao projeto World Wide Web (WWW) e logo se tornou o número um advogado, lutando por recursos para o projeto. Um pequeno grupo de estudantes juntou-se ao projeto ao longo dos próximos dois anos, trabalhando com contratos de curto prazo para contribuir para o código e protocolos.
O primeiro website
Primeiro site do mundo era sobre o próprio projeto WWW.
Os visitantes puderam aprender mais sobre a web, acessar os detalhes técnicos para a criação de sua própria página web, e até mesmo encontrar uma explicação sobre como a busca de informações. Não há imagens desta página original e, em qualquer caso, as mudanças foram feitas diariamente com a informação disponível na página como o projeto WWW desenvolvida.
Veja uma cópia 1993 deste primeiro site em seu endereço original, https://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.
Qual será a próxima?
Berners-Lee desenvolveu um software WorldWideWeb em um computador NeXT, um modelo desenvolvido, fabricado e vendido a partir de 1988 até 1990 pela empresa NeXT Inc. fundada pelo co-fundador da Apple Steve Jobs. O NeXT tinha um 305 milímetros de magnésio fundido, em forma de cubo, caixa preta, o que levou a máquina que está sendo informalmente conhecido como "The Cube". Custou EUA $ 6500.
Embora a NeXT não provou um sucesso comercial, as máquinas eram muito à frente de seu tempo, oferecendo interfaces e ferramentas que são familiares aos usuários de computadores 20 anos depois. Berners-Lee usou o NeXTSTEP avançado sistema operacional para desenvolver rapidamente um protótipo de servidor funcionando e browser. O original do navegador foi chamado de "WorldWideWeb", mas mais tarde renomeado Nexus para evitar confusão com o espaço de informação.
O navegador em modo linha universal
Um site é como um telefone, se houver apenas um não é muito utilizado. A equipe de Berners-Lee necessário para enviar o software de servidor e navegador para que as pessoas pudessem criar seus próprios sites. Os sistemas seguinte foram muito avançada sobre os computadores que as pessoas geralmente tinham à sua disposição, software para menos sofisticado foi necessária para a distribuição.
Na primavera de 1991, o teste estava em andamento em um navegador em modo linha universal, que permitiu que as pessoas acessem a web, independentemente do tipo de sistema de computador usado. O navegador foi projetado para funcionar simplesmente digitando comandos. Não havia nenhum do mouse e sem gráficos, mas permitiu que qualquer pessoa com uma conexão à internet para acessar a web.
Ele foi o principal núcleo da web que o conteúdo deve ser acessível a todos: alguém usando um navegador bruto pode acessar o mesmo conteúdo que os usuários de navegadores avançados, tais como Nexus, completo com capacidades de mouse e gráfica.
Berners-Lee também criou um sistema para que pessoas que não têm um navegador pode navegar na web: basta enviar e-mail do servidor CERN com um endereço web (URL) e você receberá um e-mail de volta com o conteúdo da URL no corpo do e-mail.
A web explode
Em 30 de Abril de 1993, o CERN fez o código-fonte do WorldWideWeb disponível em uma base livre de royalties, o software era livre para qualquer um usar, e permanece até hoje. Uso da web explodiu quando as pessoas começaram a criar seus próprios servidores e sites. No final de 1993, havia mais de 500 servidores web conhecidos, ea WWW responsáveis por 1% do tráfego da internet, o que parecia muito naqueles dias (o restante era de acesso remoto, e-mail e transferência de arquivos). Vinte anos depois, há uma estimativa de 630 milhões de sites online.